sexta-feira, 17 de julho de 2009

Programa do primeiro grupo de trabalho dos construtivistas: Alexander Rodchenko e Varvara Stepanova, 1922


O Grupo dos Construtivistas se propôs a tarefa de encontrar a expressão comunista das estruturas materiais.
Ao lidar com sua tarefa, o grupo insiste na necessidade de sintetizar o aspecto ideológico com o formal, para uma transposição real do trabalho em laboratório para o campo da atividade prática.
Por essa razão, no momento do seu estabelecimento, o programa do Grupo em seu aspecto ideológico afirma que:
1. Nossa única ideologia é o comunismo científico baseado na teoria do materialismo histórico.
2. A interpretação teórica e a assimilação da experiência da construção Soviética deve impelir o Grupo para se desviar de uma atividade experimental ‘removida da vida’ para uma experimentação real.
3. Para dominar a criação de estruturas práticas de modo realmente científico e disciplinado, os Construtivistas estabeleceram três disciplinas: tectônica, faktura e a construção.
A. Tectônica ou o estilo tectônico é moderado e formado de um lado a partir das propriedades do comunismo e de outro a partir do uso adequado dos materiais industriais.
B. Faktura é o estado orgânico do material trabalhado ou o novo estado resultante do seu organismo. Por isso, o Grupo considera que a faktura é material conscientemente trabalhado e usado adequadamente, sem tolher/impedir a construção ou restringir a tectônica.
C. Construção deve ser compreendida como a função organizacional do Construtivismo.
Se a tectônica compreende a relação entre o ideológico e o formal, que dá unidade à prática do design, e a faktura é o material, a construção revela o processo dessa estruturação.
Assim, essa terceira disciplina é a disciplina da realização do design por meio do uso do material trabalhado.
O Material. O material como substância ou matéria. Sua investigação e aplicação industrial, propriedades e significado. Além disso, tempo, espaço, volume, plano, cor, linha e luz são também materiais para os Construtivistas, sem os quais eles não podem construir estruturas materiais.
As tarefas imediatas do Grupo.
1. Na esfera ideológica:
. Provar teórica e praticamente a incompatibilidade da atividade estética com as funções da produção intelectual e material.
. A participação real da produção intelectual e material como elementos iguais na criação da cultura comunista.
2. Na esfera prática:
. Publicar uma declaração.
. Publicar um jornal semanal, VIP (Vestnik Intellektual’nogo Proizvodstva; The Herald of Intellectual Production; O Arauto da Produção Intelectual).
. Imprimir livros e folhetos sobre questões relacionadas às atividades do grupo.
. Construir projetos[1].
. Organizar exposições.
. Estabelecer ligações com todos os conselhos e centros de produção da máquina unificada Soviética, a qual, de fato molda e produz as formas emergentes do modo de vida comunista.
3. Na esfera da agitação.
. O Grupo declara uma guerra descompromisada com a arte.
. Ele declara que a cultura artística do passado é inaceitável para as formas comunistas das estruturas Construtivistas.

.
NOTA:
[1] No original: “To construct designs”. O termo design apresenta alguma dificuldade na transposição para a língua portuguesa, uma vez que indica tanto a atividade profissional do designer/desenhista industrial ou gráfico, quanto o projeto propriamente dito (N.T.).

Texto extraído de:
HARRISON, Charles; WOODS, Paul. Art in Theory 1900-1990: an anthology of changing ideas. Oxford: Blackwell, 1992.

Tradutor: Marcello Montore
Fonte:
http://www.agitprop.vitruvius.com.br/repertorio_det.php?codeps=MjM

Nenhum comentário: